sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Rumo ao vegetarianismo

Gente, confesso que, nesses dias, a minha felicidade vem aumentando. Isso porque, aos poucos, estou me tornando vegetariano! Ou melhor, um ovo-lacto-vegetariano (que consome leite e ovos, e não carne).

Mas, por que eu iria ser vegetariano? Por um jogo de baralho, que lembro até hoje. Foi há muitos anos atrás, na época em que o Roberto Cabrini estava na Band. Acho que já passava da meia noite, e eu estava lá, jogando com os meus avós (aliás, faz tempo que eu não faço isso, mas, nas férias, vou fazer). Eis que eu viro, e o jornal da Band estava no ar. No início do jornal, vi imagens chocantes…

Imagens chocantes… E põe chocantes nisso. Vi os animais sendo abatidos, para irem para o NOSSO prato. Ouvi os gritos e choros deles, que são de dor, de medo! Senti uma tristeza profunda, e um sentimento de culpa terrível. Garanto que, se vocês vissem essas cenas, ficariam marcados para sempre, assim como eu fiquei. O que fariam se vissem um animal sendo estrangulado?

Relembrando um pouco dessas cenas, posso concluir que a humanidade mostra-se superior. Superior demais, para o meu gosto. Se exalta, com o sofrimento de outros seres, que merecem a mesma dignidade nossa, a dignidade da VIDA! Os animais também valorizam a vida, e, no fundo, também valorizamos a vida dos animais.

Faço uma pergunta: sabe o cachorrinho da vizinha (ou nosso), lindo e fofo? E se fosse ele no lugar de um porco, um boi ou um frango? O que sentiríamos? Devemos nos lembrar que TODOS os animais tem a mesma dignidade. Isso porque são animais, e tem sentimentos como nós. Sentem dor, fome e medo!

E mais: muitas vezes, passa na TV, imagens de porcos fofos, que ficamos de boca aberta! Por acaso, teríamos coragem de tirar uma vida de um desses? Não, mas, no fundo, permitimos tirar.

Até mesmo com os próprios sapatos eu fiquei preocupado! No domingo, antes de colocá-los para ir à Igreja, perguntei para minha madrinha sobre o couro. Será que eles eram feito de couro de boi? O alívio foi quando eu soube que não. Porque, o couro de boi é menos brilhoso do que o couro sintético, feito com derivados do petróleo. Mesmo assim, ainda existem sapatos de couro de boi.

Teríamos coragem de tirar a vida de um animal? Não, mas, tiramos. Quem compra carne, favorece esse comércio de “luxo”, o "luxo" do churrasco no domingo, da salsicha no hot dog, das coxinhas e quibes nos aniversários, do pão com carne louca dessas festinhas de criança, entre outras coisas. Por trás do “luxo” de uma picanha bem passada, está um animal, que sofreu, que chorou! Isso não é imoral?

Quando comia ou pagava lanche envolvendo carne para os meus amigos, me sentia culpado. Era horrível não olhar para o hambúrguer, sem pensar nos gritos do porco! Agora, que não como mais, estou em uma sensação de alívio.

Acho que a humanidade deveria evoluir. Comer carne é um ato que começou há mais ou menos, uns 3 mil anos atrás! E, estamos em 2011, em um período de grandes evoluções. Se a tecnologia está evoluindo, por que, então, não tomamos vergonha na cara e optamos por uma dieta sem carne, "evoluída"? Isso é maravilhoso! Maravilhoso para os animais, para a natureza (que sofre, quando a desmatam para criar gado destinado ao abate, pelos grãos que são usados no alimento dos animais, que poderiam tirar a fome do mundo, e pela imensa quantidade de água que é usada para produzir carne), para a nossa saúde, e, é claro, para um mundo melhor. Um mundo onde reine a paz, e o amor para com todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário